segunda-feira, 7 de julho de 2008

Carta aos Entes Queridos



Carta aos Entes Queridos, por Chagdud Khadro
O texto a seguir é o esboço de uma carta escrita por Chagdud Khadro com o intuito de preparar sua família e seus amigos para a ocasião da sua morte.

"A minha querida família e amigos, instruções para a hora da minha morte:

Em primeiro lugar, quero que vocês saibam o quanto são importantes para mim, profundamente. Nossa conexão nesta vida, especialmente nossos momentos de afeto e alegria, representam a minha grande boa fortuna. O processo da morte confirma, de forma poderosa, a constatação de que, do mesmo modo que nos unimos, inevitavelmente teremos de nos separar, e de que o tempo entre uma coisa e outra é breve demais. É claro que sinto pesar, mas sinto também uma doce e intensa gratidão por aquilo que compartilhamos.

No entanto, conforme a morte se aproxima, todo o apego costumeiro que tenho por vocês não será de grande ajuda, já que não tenho poder para voltar desta viagem. E o seu apego a mim, apesar de muito natural, também não é útil, já que pode distrair minha atenção para aquilo a que não posso retornar – as circunstâncias da minha vida com vocês – e me atrapalhar nas delicadas transições da morte. O que preciso de vocês agora é tranqüilidade, desprendimento, e o reconhecimento de que, seja qual for a aparência externa da minha morte, internamente consiste numa profunda oportunidade espiritual. Suas orações, nascidas do seu próprio amor e compaixão mais profundos, certamente apoiarão a minha realização desta oportunidade.

(...)

Obrigado por tudo o que vocês fizeram e irão fazer. Eu sei que honrar minha crença espiritual, que é diferente da sua, requer uma certa dose de tolerância, mas espero que o respeito que demonstram aos meus pedidos se torne uma fonte de energia positiva que pacifique a sua mente no momento da sua própria morte. Segundo os ensinamentos que recebi, se tudo correr bem, depois da morte encontrarei liberação das preocupações egoístas nos reinos além da morte, e obterei uma capacidade enormemente ampliada de beneficiar a vocês e a todos os seres. É isso que eu desejo.
Que assim se realize!"