quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quais são as graduações dos monges?


Foto em Ryumonji, com mantos pretos noviços e monges aprendizes, com um manto verde o abade, com mantos amarelos monges plenos, ao centro um Roshi, com um koromo marrom abaixo do manto amarelo.


Boa pergunta, pois algumas pessoas me escreveram entendendo que o Hossenshiki, ainda raro em nosso meio, dá alguma graduação especial, não é o caso, explico as graduações iniciais na escola Soto Zen abaixo, com a ajuda de texto de Monja Isshin e de Coen Sensei:

Monges-noviços (jôza), possui um registro mas é um registro provisório que depende de completar um período mínimo de treinamento monástico. Na realidade, é um estudante. Não pode oficiar cerimônias, exceto em casos especiais com licença expressa. Usa um manto preto.

Monges-aprendizes" (zagen) noviço que completou o período de shuso (monge líder), faz a cerimônia de Hossenshiki, passa a ter o registro permanente como "unsui" - "monge-em-treinamento" mas não é reconhecido como "monge plenamente formado". Oficia algumas cerimônias substituindo monges plenamente formados no caso de necessidade. Continua com o manto preto.

Monges plenamente formados" (oshô) - depois da Transmissão do Darma, cerimônia em que se reconhece alguma realização espiritual, o monge pode fazer a cerimônia de Zuisse, em que homenageia os ancestrais patriarcas da ordem nos templos sede Eiheiji e Sojiji. É somente nestas cerimônias que a escola dá o seu reconhecimento formal ao monge, o novo membro da escola. Então passa a usar um manto amarelo.

Depois disto, há diferentes niveis de qualificação: monge formado, abade de um templo, abade de um mosteiro, Professor, Roshi (velho mestre) etc...