sábado, 6 de dezembro de 2008

Novo Templo Niyngma em Três Coroas (RS)



Começa hoje consagração de novo templo em Três Coroas, ele pertence a escola Niyngma, a mais antiga das escolas budistas tibetanas, caracterizada por seus rituais coloridos e cheios de sons.

Réplica do Palácio Terra Pura de Padmasambava já está pronta para a inauguração
Do alto do topo do morro Águas Brancas, lamas e praticantes do budismo tibetano vindos da Ásia, da Europa e dos quatro cantos da América abençoam de até quarta-feira o novo templo construído no Centro Budista Khadro Ling, em Três Coroas.

A réplica do Palácio Terra Pura de Padmasambava está pronta para sua consagração, cerimônia de inauguração de um templo. Durante esses cinco dias, mestres e seus discípulos estarão reunidos em volta do Terra Pura, em tendas.

Cerimônias com até sete horas de duração estão programadas para todos os dias. Cerca de 500 praticantes do budismo tibetano no Brasil e no mundo devem presenciar o momento simbólico. A cerimônia segue um ritual: mestres e discípulos acompanham textos de mantras, oferendas e orações.

O novo templo com três andares é preenchido com estátuas que representam Padmasambava: mestre iluminado que introduziu o budismo no Tibete.