quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A você que gosta de escutar coisas inspiradoras sobre o budismo




Kodo Sawaki Roshi

Dizem: "Quando eu escuto Sawaki falar, a minha fé esfria". Agora eu vou realmente colocar a fé deles no gelo; este tipo de fé é nada mais do que superstição.
Dizem: "as palestras do Sawaki não despertam fé alguma em mim". Elas não despertam superstições, isso sim.

Não importa quanto bem se faça, tudo o que os homens fazem é mau. Se você dá, o dia todo você pensa "Eu dei!". Se você faz uma prática religiosa, pensa "Eu pratiquei, eu pratiquei!" Se você faz algo bom, nunca se esquece: "Eu fiz o bem, eu fiz o bem!" Isto quer dizer que deveríamos fazer algo mau, então? Não; mesmo quando fazemos o bem, é mal que obramos. Quando fazemos algo ruim, é pior ainda.

Se você faz algo bom, você começa a se preparar para cada coisa má que possa ver nos outros. Quando você faz algo mau, fica quieto, pois o seu traseiro coça. As pessoas não calculam somente quando se trata de dinheiro; em tudo que fazem elas tentam barganhar, para cima ou para baixo. Isto por que seus corpos e mentes não foram abandonados. Somente quando corpo e mente são abandonados é que este negócio não tem mais importância. Abandonar mente e corpo significa imensurabilidade, sem-limites.

"Faça o bem, evite o mal". Não há dúvida quanto a isto, mas é tão claro o que é bom e o que é mau? Bem e mal andam de mãos dadas.

Zazen está além do bem e do mal. Ele não é educação moral. Zazen localiza-se onde o comunismo e o capitalismo terminam.

Kodo Sawaki Roshi

(Cortesia de Lucas Brandão)