quinta-feira, 20 de maio de 2010

Data do Vesak


"Vesakha, Vesak, Wesak, Vishakha Puja, Vaishaka, Buddha Purnima, Saga Dawa e Fó Dàn são alguns dos diferentes nomes atribuídos à mesma ocasião: a celebração de nascimento, iluminação e morte de Buddha.
.........
Como já escrevi em outra ocasião, Vesak é o nome equivalente a Visakha (ou Vaishakha), que é o primeiro ou segundo mês do ano, dependendo se você está ao Sul ou ao Norte da Índia, respectivamente.

Vesak é a nomenclatura usada no no Sri Lanka, onde se fala o cingalês. Não sei dizer porque se tornou a expressão mais conhecida entre nós – talvez por ter sido no Sri Lanka que surgiu a World Fellowship of Buddhists, em 1950, e, com ela, o acordo entre várias comunidades budistas para que Vesak-evento fosse celebrado sempre na mesma ocasião em diferentes localidades: a Lua Cheia de Vesak-mês.

A Índia possui uns 30 calendários regionais, todos lunisolares – vão de uma Lua Nova a outra – mas por considerarem diferentes inícios para o ano, eles não coincidem uns com os outros, necessariamente, e muito menos com o calendário gregoriano, que é solar. É importante que isso fique bem claro.
...................
Para 2010, Vesak será comemorado no dia 27 de maio entre os indianos, assim como o Saka Dawa (ou Saga Dawa), que é o evento equivalente no Budismo Tibetano e que acontece no quarto mês do calendário deles (Saka Dawa significa exatamente isso, “Quarto Mês”). Em 28 de abril estaria perfeitamente alinhada com as comemorações de Myanmar e Camboja."

( Extratos do texto de Marcelo Bueno publicado em http://zephyrus.blog.br/2010/05/01/quando-comemorar-vesak/#ixzz0oSa5ndaC )