segunda-feira, 10 de maio de 2010

Seguindo


“ ‘Seguir um mestre bondoso, alicerce de todas as perfeições, É a própria raiz e base do caminho.
Dê-me o poder de ver isto claramente
E de me esforçar para segui-lo.

A única preciosa vida humana ganha
Tem grande potencial, mas é facilmente perdida.
Dê-me o poder de lembrar constantemente disto E de não esquecer de conservar sua essência.

Devo lembrar-me de que é fácil encontrar a morte, Uma vez que o espírito palpita em carne como bolha na água; E, após a morte, os atos bons e maus Seguem o indivíduo como a sombra acompanha o corpo.

Compreendendo que isto é verdadeiro,
Poderei descartar todo o nível de erro
E gerar infinita bondade.
Dê-me força para ser, portanto, continuamente consciente.

Desejo sexual é porta para o sofrimento
E não é digno de uma mente lúcida.
Dê-me o poder de perceber as imperfeições de samsara E de dar vida ao grandioso desejo por liberdade bem-aventurada.

E capacite-me com a consciência e vivacidade Que nasce dos pensamentos puros, Para que eu possa viver, de acordo com o dharma sagrado, Os caminhos que levam à libertação pessoal.

Assim como caí nas águas de samsara,
................
E dê-me força para pacificar desejos mentais desvirtuados E decifrar o significado último da vida, Para que, em meu fluxo mental, eu possa encontrar O caminho que combina concentração e visão.

...........

Capacite-me para que os mestres que desdobraram o sublime caminhem em meu interior E os amigos espirituais que me inspiraram possam viver bastante; E que miríades de interferências interiores e exteriores Acalmem-se para todo sempre.

...........

– ‘Yonten Shigyurma’ (Alicerce de todas as perfeições)