domingo, 18 de julho de 2010

Retiro Zen Budista com o mestre zen Saikawa Roshi


Casa de Retiros. Morro das Pedras
(clique na imagem para ampliar)

O Sesshin, retiro zen tradicional, é uma oportunidade para aprofundarmos na prática através da introspecção e observação profunda
Num retiro zen budista, tentamos criar as condições exteriores e interiores que nos permitem afastar a agitação e dispersão da nossa mente. Num ambiente envolvente, observamos e praticamos o silêncio, procurando falar somente o indispensável durante as atividades coletivas. A rotina de um sesshin envolve períodos de zazen (meditar sentado), intercalados com períodos de kinhin (meditar caminhando), teisho (palestras formais), oryoki (refeição em plena atenção), samu (atividades de limpeza do sodô), caminhadas meditativas e recitação de sutras.

Um retiro oferece à oportunidade de experienciar a vida de uma forma mais leve e receptiva. Ao estarmos mais atentos e conscientes de tudo, das nossas relações de interdependência com os outros, refinamos a nossa habilidade de vivermos no "aqui e no agora".


Local: Vila Fátima - Casa de Retiros Morro das Pedras - sul da Ilha de Sta. Catarina

Data: 23 à 25 de julho
Início: às 19hs do dia 23/06
Término: 13hs do dia 25/06

Valores: 140,00 - membros / 170,00 - contribuintes / 190,00 - não contribuintes (podemos parcelar com cheque)

Inscrições e informações com Juliana: juliana@chalegre.com.br - 9971.1323 ou 3225.8896


Saikawa Roshi escreve rakusus antes das investiduras leigas. Florianópolis, 2006.


Saikawa Roshi, mestre Zen: Nasceu em Nagasaki, Japão. Tem alunos e grupos de Zazen nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Dosho Saikawa Roshi é o atual abade do Templo Busshin-ji em São Paulo, sendo Superior da Escola Soto Zen para todos os países da América do Sul.


Como chegar:

De ônibus: (direção rodoviária interestadual – casa de retiros)
O terminal urbano de Florianópolis fica bem próximo da rodoviária ( 300m ). Neste terminal tomar os ônibus cujos destinos finais sejam o terminal de Integração Rio Tavares ( são várias linhas com diversos horários). Ao chegar no Rio Tavares embarcar nas linhas que passam pelo Morro das Pedras ( linha 490- interpraias sul, linha560- Armação, linha 562 – Costa de cima, linha 563 – Costa de Dentro, linha 564 – Pântano do Sul.

De carro: (direção centro – casa de retiros)
Seguir para o Sul da Ilha, passando pelo túnel que leva para a Avenida Beira- mar Sul, indo em direção ao Rio Tavares, Armação e pântano do Sul, entrando no Morro das Pedras.

De carro: (direção aeroporto – casa de retiros)
Seguir em direção as Praias do Sul ( Pântano, Armação...), passa pelo Rio Tavares segue em direção Morro das Pedras SC 406, Nº 2210.