quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desenvolva sua intuição - Sesshin



ABRA SUA INTUIÇÃO

“O objetivo do sesshin é desenvolver a prática estável. No sesshin, não há comunicação com palavras, mas o fato de estar com outras pessoas é um grande estímulo. A comunicação verbal tende a ser superficial, mas quando não há fala, uma comunicação mais profunda será estimulada entre todos, e sua mente se tornará muito sutil. Ficar em silêncio abrirá sua intuição.
...
Portanto, para abrir sua natureza inata e sentir algo do fundo do coração, é preciso permanecer em silêncio. Por esse tipo de prática, você terá uma compreensão mais intuitiva do ensinamento. Não conversar não significa ficar surdo e mudo, mas ouvir sua intuição.
...
Apenas sente-se e veja o que acontece. Tente manter a postura correta, de acordo com as instruções, seguindo as regras. Seguir as regras permite que vocês se encontrem. As regras permitem que vocês saibam que horas são, quando comer e como caminhar. Se não houver regras e ninguém cuidando de vocês é bastante difícil praticar. Assim as regras serão de muita valia. É muito melhor do que não ter nenhuma regra e sentar-se num canto durante cinco dias sem fazer nada. As regras não são algo para limitá-los, mas algo para dar amparo à sua prática.”

SUZUKI, SHUNRYU. Nem sempre é assim: praticando o verdadeiro espírito do zen. São Paulo : Religare, 2003. Págs. 103-104.