quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hanamatsuri - 2635 anos do nascimento de Buda


1° HANAMATSURI DE FLORIANÓPOLIS: FESTA DAS FLORES E
CELEBRAÇÃO DOS 2.635 ANOS DO NASCIMENTO DE BUDA

A Comunidade Zen Budista de Florianópolis, por meio do Instituto Educacional Todatsu, em parceria com a Associação Nipo Catarinense promovem o 1° Hanamatsuri de Florianópolis, que será realizado no dia 09 de Abril (Sábado) na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Templo Daissen Ji.

A tradução de Hanamatsuri quer dizer Festa das Flores. É também o nome da festa que no Japão, no dia 8 de abril, relembra o nascimento de Siddhārtha Gautama, o Buda, que significa "o iluminado" ou "aquele que acordou". Neste ano, comemora-se os 2.635 anos do nascimento de Buda.

A cerimônia oficial de abertura ocorrerá às 8h da manhã com o cortejo do Buda Menino, a qual estará rodeada de flores e sobre sua cabeça será derramado um chá naturalmente doce chamado Amacha, feito à base de hortência. Durante todo o dia a estátua de Buda Menino ficará em exposição no evento para as pessoas que quiserem fazer suas homenagens com incenso e água.

A exemplo de outras cidades do Brasil, como São Paulo onde a festa acontece há 45 anos, e do mundo que possuem grandes comemorações para celebrar esta data, Florianópolis receberá pela primeira vez a festa do Hanamatsuri ao ar livre e aberta ao público. Até então, a festa estava restrita ao templo da Comunidade Zen Buddhista.

Mais de 100 pessoas estão envolvidas na organização do evento que terá na sua primeira edição em torno de 20 stands com atividades como oficinas e demonstrações envolvendo gastronomia, arte, cultura e esportes. A programação segue durante todo o dia(veja programação oficial anexa).

Logo no início da manhã haverá cerimônia religiosa dirigida às pessoas atingidas pelas catástrofes no Japão. Ao longo do dia serão realizadas apresentações de artes marciais, como Kenjutsu – a arte de combate com espadas criada pelos samurais, e folclóricas. Haverá barracas com apresentação de aspectos da cultura japonesa e de comercialização de produtos típicos.

As pessoas poderão participar de oficinas gratuitas de taikô (arte de tocar o grande tambor japonês), aikidô (arte marcial), origami (dobraduras em papel) e kenjutsu (arte de combate com espadas). Os tsurus (pássaros feitos de origami) executados neste dia serão enviados ao Japão em homenagem às vítimas do tsunami.

A cerimônia do chá, que acontece às 16h no Daissen Ji, apresentará um dos rituais japoneses mais bonitos. Sob a coordenação do Grupo Wullin de Práticas Orientais, os interessados poderão participar ou assistir a cerimônia. Os convites para este evento são limitados.

SERVIÇO:

Data: 09 de Abril (sábado)
Horário: 8h às 18h
Local: Praça Getúlio Vargas, 126 – Centro (Esquina com a Rua Hermann Blumenau, a praça também é conhecida como Praça dos Bombeiros).
Entrada gratuita, exceto para almoço e cerimônia do chá, cujos convites são limitados.
Reservas e mais informações: juliana@chalegre.com.br (48) 9971.1323 www.daissen.org.br

Assessoria de Imprensa