segunda-feira, 2 de maio de 2011

Além do pensar e não pensar


A costura budista de mantos é uma forma de concentrar-se no momento presente.

P: Estou tentando me livrar do turbilhão de pensamentos que me acompanham diariamente e viver o momento presente. Porém, quando tento me livrar dos pensamentos, tenho sentido uma sensação de vazio e as vezes de medo, parece que as coisas ficam sem sentido e fica faltando algo.
Gostaria de saber se o processo é assim mesmo ?

R: Tentar se livrar dos pensamentos é um erro, apenas os deixe passar, não lute com eles nem procure ficar vazia de pensamentos, volte para o presente prestando profunda atenção ao que está fazendo, mas deixe sua mente livre, ela vagueará com os pensamentos que surgem, deixe que eles venham e deixe que se vão, a medida que você não os segue com associações eles enfraquecem e se tornam menos mobilizadores o que lhe dará mais serenidade. Estar presente prestando grande atenção é uma forma de pensar além do pensar e não pensar, que produz com o tempo uma sensação de contentamento e maravilhamento com todas as coisas, portanto não é um esvaziar-se mas um preencher-se de presença absoluta, de percepção aos detalhes, de sensação atenta.

Gasshô
Genshô