sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cavalgando o Boi ( cont)


No sexto passo, a figura mostra um homem sentado cavalgando o boi de volta pra casa, sobre o boi sem rédeas e tocando uma flauta.” O boi agora é manso, obediente e mesmo sem as rédeas ele segue tranqüilo cavalgando para casa na quietude de um entardecer”.
Vamos descrever o processo de entrada em samadhi; a pele e os músculos estão sempre mudando de tensão e em grande medida por meio dessa mudança se mantém a sensação da existência corporal. Porem na Postura imóvel do zazen não há apenas mudança da tensão muscular e cutânea, vai-se também desenvolvendo a sensação de saída. A pele reage muito sensivelmente ante essa nova experiência, nota-se como uma
sensação de tremor que corre através do corpo, é como uma espécie de vibração musical,delicada e deliciosa que vem acompanhado de um estado mental apaziguado e de uma formosa corrente de emoção que parece brotar do coração. A sensação de saída vem muitas vezes anunciada por uma espécie de tremor vibrante que aparece primeiro nas partes mais sensíveis do corpo como orelhas, pescoço, braços e que finalmente desce ao longo de todo corpo para desaparecer em poucos minutos. A paz e a quietude começam então a ocupar o corpo inteiro. O samadhi desenvolve-se a partir dessa quietude, mas com larga pratica já não aparece aquela deliciosa sensação corporal. A pessoa senta-se simplesmente e cai em samadhi.
Quem tiver dificuldades com os pensamentos, pode sempre retornar para a técnica
do iniciante que é contar a respiração. Com essa ancora é mais fácil de escapar de
pensamentos invasivos freqüentes. Um samadhi brilhante pode surgir rapidamente com a
contagem das respirações. Outra técnica é a respiração em bambu, quando há uma tentativa de pensamento, um impulso que vem trazendo um pensamento, isso tem um nome técnico,chama-se NEN. Quando surge o NEN, o impulso desencadeador do pensamento e você o percebe nascendo, você para de respirar um instante, isso cria uma tensão que corta o pensamento e você pode voltar a respirar.O que corre na realidade dentro do corpo quando se produz um samadhi precedido desses fenômenos? Devem estar ocorrendo certas mudanças químicas, sabemos que o corpo produz constantemente toda classe de compostos químicos. Se acaso o samadhi resulta da produção de certos elementos químicos do corpo, isso não quer dizer que nós podemos através de químicos produzir o samadhi, por isso o uso de drogas é inútil. Mas embora, eventualmente, uma droga possa provocar uma sensação semelhante ao samadhi, é pelo seu efeito alucinógeno que isso ocorre. Ela entra no seu corpo, produz uma sensação, mas
você não é dono da sensação. A sensação é boa e a pessoa quer voltar a senti-la, por isso volta a usar a droga, pois com a droga é muito fácil de consegui-la. Só que o uso de drogas causa múltiplos problemas e não leva à uma realização espiritual, leva simplesmente à uma fantasia química. Mas não se pode objetar que o treinamento do zazen modifica de algum modo o metabolismo de maneira que produza certos químicos que facilitam a chegada do samadhi.
O fato de tais substâncias serem geradas internamente é uma fonte de energia, as drogas ministradas externamente nos debilitam e nos fazem dependentes. Quaisquer que sejam as bases fisiológicas do samadhi nessa fase de Cavalgando o boi de volta para casa, o estudante alcançou a maturidade e goza de liberdade de corpo e mente. A grande mudança é que agora ele não precisa mais fazer tanta força, quando ele senta o samadhi se instala com certa rapidez e a pratica começa a se transportar para a vida. Um fenômeno interessante é que a expressão facial muda, a pessoa é a mesma, porém sua expressão mudou. E isso é identificável, é visível. Também nesse estagio os comportamentos que antes permaneciam inalteráveis, agora tornam-se perceptíveis à outras pessoas. Não é mais o mesmo comportamento. Em meio as turbulências a pessoa permanece impassível, anormalmente calma e tranqüila. Isso ainda não acontece sempre, mas já na maioria das vezes.

(Monge Genshô, texto decupado da gravação de palestra por Ápio San, ainda carente de revisão para transformação em texto escrito. Citações do livro "Zazen Training" de Sekida)