sexta-feira, 22 de julho de 2011

O que posso perder?



"Muitas vezes colocamos nossa felicidade em “Se eu conseguisse isso ou se conseguisse aquilo”. Todas as coisas têm causa, a causa de nosso sofrimento é originária de nossos desejos e apegos. Quanto mais forte nosso apego, maior nosso sofrimento. É como se vocês olhassem em suas casas e dissessem, “dessas coisas que eu tenho, quais poderia me desfazer sem sofrer?”, esse é um bom teste, “Eu posso perder tudo, ou não?”, se eu não puder perder tudo é porque coloquei minha felicidade nessas coisas. E onde eu coloquei minha felicidade e meu coração, lá estará meu sofrimento. Deixe, pelo menos, sua felicidade nas coisas nobres, como as pessoas que você ama, mas não nos objetos, eles não valem tanto, já bastam os grandes apegos que temos pelos nossos amores. Você deve saber e lembrar-se disso, meu sofrimento está exatamente onde se encontram meus apegos. Buda quis deixar bem claro, todos os sofrimentos têm uma causa e você sempre pode se perguntar, “Onde esta a causa do meu sofrimento?”






Trecho de palestra, Genshô.