terça-feira, 26 de julho de 2011

Saikawa Roshi - Nosso Superior Geral


Vista do retiro realizado no último fim de semana em Florianópolis.

Dôshô Saikawa Sôkan Roshi
Superior Geral da Escola Soto Zen para a América do Sul desde maio de 2005, Saikawa Roshi nasceu em Nagasaki, Japão no ano de 1949. Foi monge Theravada na Tailândia, voltou ao Japão e entrou na tradição Soto Zen ao receber ordenação de Shunmyo Sato Roshi em 1978. Treinou no Daihonzan Sojiji (1978-79) e Sojiji Soin (1979-81).
Depois de receber a Transmissão do Darma, foi Kaikyoshi no Zen Center of Los Angeles (1981-83), assistindo a Maezumi Roshi, e colaborando na formação do Zen Mountain Monastery (Daido Loori Roshi, abade) no estado de Nova Iorque.
Retornando ao Japão, tornou-se um dos oficiais professores no Templo Sede da Escola Soto Zen – Soji-ji, em Yokohama.
Tem alunos e grupos de Zazen nos Estados Unidos, Europa, Austrália, Japão, Brasil, etc. É professor de Transmissão do Dharma dos monges brasileiros Kôun (São Paulo) e Genshô (Florianópolis) e professor de numerosos outros monges-em-treinamento brasileiros. Foi professor da Monja Isshin de 2008 até 2010.
Dôshô Saikawa Sôkan Roshi é abade do Templo Hosen-ji em Yamagata-ken, Japão.
Em 2005, foi nomeado Kokusaifukyoshi (Professor Internacional) e assumiu o cargo de Sôkan (Superintendente) da Escola Soto Shu para a América do Sul e é o atual abade do Templo Busshinji em São Paulo.

Texto redigido por Isshin Sensei e publicado em seu blog.