terça-feira, 29 de maio de 2012

Mudar a mente muda o rosto



P. O monge que tem uma vida monástica, vive em mosteiro, passa uma vida lá meditando, pode se aprisionar e fugir deste mundo, mas se pensar em karma ele pode estar melhorando o seu karma para uma próxima vida e então pode não ter uma vida...
R. Poderia, vai depender muito dele, da mente dele, pode ser uma mente de fuga simplesmente e isso é que o texto está tratando, fugir fisicamente, renunciar fisicamente e renunciar mentalmente, este aqui é caracteristicamente um texto Mahayana ele está considerando a conduta física e está considerando depois a conduta de mente daquele que permanece no mundo.(COMENTÁRIOS,PERGUNTAS E RESPOSTAS)

Apesar de poderem ter esposas e filhos, de acordo com as circunstâncias, não são apegados a eles. Como a lua no céu, como uma pérola rolando em uma tigela, vêem aquele que está livre no meio de uma cidade agitada, entendem além do tempo enquanto estão no mundo, sabem que “até mesmo cortar as paixões é uma doença” e realizam que “objetivar pela verdadeira talidade também é errado”.(TEXTO) Talidade é um termo que significa as coisas tais como são. (COMENTÁRIO). Para eles tanto o nirvana quanto o samsara são ilusões; não estão preocupados nem com a iluminação nem com a aflição. Estas são as pessoas que deixaram o lar mentalmente.  
Portanto Shanavasa perguntou na Upagupta, “Você está deixando o lar física ou mentalmente?(TEXTO)


P. Desde ontem estou refletindo sobre a questão do caráter...o senhor acredita que o caráter é um determinante deste processo de lapidação da mente?

R. Ele é uma construção, nós construímos o nosso caráter, nós construímos o nosso rosto. Uma vez eu vi um ditado de um líder  cristão mórmon, e eu achei muito interessante David O. McKay, ele tinha mais de 90 anos, velhinho, mas a sua foto era linda, magnífico o rosto dele, um sorriso muito bonito, claro o rosto todo enrugado, muito velho, mas um sorriso belíssimo, perguntaram a ele como o senhor velho é tão bonito? E ele disse: - depois dos 40 anos qualquer homem é responsável pelo seu rosto. Antes não, antes é genético, pode ser muito bonito, mas o tempo passa e você pode fazer o seu rosto, tatuagem como Mike Tyson no rosto, você pode fazer como Michael Jackson e tentar mudar tudo e a gente vê o resultado por mais dinheiro que haja, mas se você mudar a mente muda o rosto, muda o olhar...