quarta-feira, 4 de julho de 2012

Kanzeon



Kanzeon é o título desta palestra de Taizan Maezumi Roshi. Roshi é um título que significa velho mestre. É um título que se dá aos professores do Zen que tem uma realização reconhecida pelos seus pares, pelos outros professores do Zen, então são esses que começam a chamá-lo de roshi. Formalmente é um título concedido àqueles que ensinam nos dois mosteiros sede no Japão, aqueles que  são abades de alguma seção dos mosteiros de Eihei-Ji ou de Soji-ji.
Taizan Maezumi Roshi falando sobre Kanzeon. Kanzeon é o nome em japonês do Bodisatva Avalokiteshvara. Em chinês é Kuanyin. O Bodisatva Avalokiteshvara representa a compaixão, o aspecto bondoso, compassivo de Buda, não é um ser em especial, é um aspecto de Buda. Vocês também são kanzeon quando se compadecem. Miticamente kanzeon desejava ajudar os outros seres. Ele viu que não conseguia porque lhe faltavam forças, então ele ganhou mil braços e é representado com mil braços em volta de si. Quando vocês vêem essa representação com muitos braços é o Bodisatva Avalokiteshvara, Kuanyin, Kanzeon ou Kannon em japonês. No Japão e China normalmente o Buda da compaixão é representado em forma feminina, porque pareceu aos artistas que as mulheres com aspecto maternal representam mais claramente a compaixão e também literalmente Kanzeon quer dizer aquele que ouve os lamentos do mundo.(Comentário de Monge Genshô)

Kanzeon

No Maka Hannyaharamitsu,
um dos fascículos do Shobogenzo

Shobogenzo é uma coletânea dos escritos de Dogen Zenji. Dogen é o fundador da nossa ordem no Japão, Soto Zen. Dizemos Soto porque são os nomes de dois grandes mestres chineses. Sozan Honjaku que viveu de 860 a 901 e Tozan Ryokai que viveu de 807 a 869. Então Soto, são as primeiras sílabas dos nomes desses dois grandes mestres, Sozen e Tozan.(Comentário de Monge Genshô)

Dogen Zenji esclarece
 o que é Kanzeon Bodisatva,
quem ele ou ela é,
e como ele ou ela funciona.

(continua)