sexta-feira, 8 de maio de 2015

LIMPANDO A MENTE



Buda disse "pratique o bem, evite o mal, seja senhor de sua mente". Nós não sermos senhores de nossa mente é uma tragédia. Porque a nossa mente vai para qualquer lado e nós não conseguimos fazer nada com ela. É como um cavalo desembestado, correndo em um campo, não tem rédeas. 

Nós, para sermos senhores de nossa mente, temos que aprender o que fazer com ela. Como ela funciona. O certo quando acordar de noite com ansiedade, pensamentos é: levante, sente-se e exercite voltar para o momento presente. Daqui a trinta minutos você vai estar adormecendo, então volte para a cama e durma! Não tome um remédio. Porque é uma solução completamente falsa, droga é falsa. Você tomou o remédio para dormir, ele baixa seus níveis, você adormece mas a sua mente continua a mesma droga de sempre, de modo que de novo vai acontecer a mesma coisa, você vai tomar o remédio para solucionar aquela agitação. Você não está curado, você só está ficando viciado em uma droga. Vai chegar o dia que você não pode mais dormir sem tomar. 

Então o remédio funciona de verdade, só que ele é a solução falsa, completamente falsa. Levante-se e medite, e aí você vai solucionar os seus problemas. Muitas pessoas com insônia a gente resolve o problema no sesshin. Acorda às quatro horas da manhã e vai meditar. Só vai dormir as dez horas da noite. Primeiro, tem um déficit de sono, segundo lugar, ele fez meditação durante o dia inteiro, no segundo dia a pessoa está curada, dormindo muito bem. Não é um problema tão grave resolver a ansiedade. Ansiedade é produzida dentro da mente.

Tem mais um exemplo que queria dar para vocês. Eu suponho que todos são brasileiros e tomam banho todo dia. Muito bem. As vezes até mais que um por dia. Sempre toma um banho para se sentir bem. Se a gente não toma banho, o que acontece?

Aluno: Fica incomodado, agoniado.

Sensei: Agoniado por quê? Está cheirando mal? A pele está grudando, né? Todos nós somos plenamente conscientes que banho é uma obrigação para você manter seu corpo saudável, com boa sensação, não grudando, cheirando bem, não é verdade? Todos fazemos isso com nosso corpo. Mas quem faz isso com sua mente? A mente está sujando todo dia, notícias, crimes, coisas ruins acontecendo, acomodações, pensamentos, alguém no trânsito que diz palavrões, chefe que está me perseguindo e tudo mais. A mente está toda cheia de sujeira, mas ninguém limpa. Todo muno fica com essa mente todo tempo assim. Ela vai sujando, grudando, vai cheirando mal e você não faz coisa nenhuma. 

Meditação é dar banho na mente. O seu computador você vai lá baixa coisas, olha na internet, ele vai guardando cookies e um monte de tralhas dentro. Uma vez por semana você pega o programinha de limpeza e limpa o lixo. Aí você olha e vê 50mb. Você acaba limpando gigas. Se trabalha como designer, junta mais lixo. Quanto mais faz, mais lixo. Mas você limpa! Mas a sua cabeça, que funciona como um computador, junta memória, junta pensamento, junta sentimentos, junta uma porção de coisas que você não sabe nem mais o que são. Você pensa que não está incomodado com elas, mas deita com elas e elas surgem. Aí acorda de madrugada como você relatou. O que que é isso? Lixo no disco, você não limpa nunca. Como está cheio de lixo, tem que passar um programa de limpeza. Qual é o programa de limpeza? Sentar e apagar passado e futuro. Está boa essa analogia? Fácil de entender? 

Então pense assim, quem não medita é como uma pessoa que não toma banho (risos). Na cabeça é. Não me admira que as pessoas comecem a tomar remédio para depressão, para dormir. Chegam até o monge e dizem assim: "Ah Monge, o senhor é tão calmo, está tudo bem com o senhor, está sempre feliz etc. e tal. Mas é claro, o senhor não trabalha, não faz isso, não faz aquilo" (risos). Não é bem verdade. Eu trabalho. Trabalho como consultor durante a semana e depois trabalho como monge no fim de semana e estou aqui tranquilo, não é? Você também pode, não tem problema nenhum. É só viver o momento presente. Vocês notaram como é calmo caminhar daquela forma? Você começa a ouvir os pássaros, tudo que está acontecendo em volta e a única coisa que você está pensando é, "precisa prestar atenção. Inspiração. Expiração. Três passos. Inspiração.." e aí então você se sente esvaziado.