segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Entenda com o Coração




Aluno – Eu li sobre Dogen e ele fala que só com o intelecto não se consegue perceber a união de tudo. Qual o significado disso?

Monge Genshô – É que intelectualmente você vai usar apenas sua mente racional. E a sua mente racional usa a ferramenta da linguagem, e a ferramenta da linguagem diz: “eu aqui-você ali, isto-aquilo, direita-esquerda, em cima-embaixo, certo-errado”.

A ferramenta da linguagem é toda dual, e ela é muito útil, nós fizemos e construímos nosso mundo assim, com dualidade, com a ferramenta da linguagem, e como nós vivemos mergulhados nisso e o nosso raciocínio todo funciona nestas bases, como é que você vai usar esse tipo de mente, essa ferramenta, a linguagem para entender a unicidade de todas as coisas? Você não vai entender, você não vai compreender assim. Mesmo que você estude, por exemplo física, e compreenda que todas as coisas são pura energia e que toda a matéria é energia condensada. Se nós entendermos isso, que tudo o que está aí são prótons, elétrons, nêutrons e que não há nada mais do que isso, e todos eles, e partículas ainda menores, mas pura energia, e você dissesse ,“ah, o universo todo é energia, toda a matéria pode ser transformada em energia, a energia pode ser transformada em matéria”, você entende isso em termos de física, mas você sente isso?

Você não sente isso. você continua achando que madeira é madeira, ferro é ferro, ar é ar... você não consegue ver essa energia em tudo, mesmo que seja uma verdade transparente da física, muito bem compreendida. É verdade, mas não pode ser capturada com essa mente comum. Você tem que dar alguns passos a mais para poder admitir isso.