sexta-feira, 4 de março de 2016

Kaitin, a meditação antes de dormir


Aluno: Gostaria de saber sobre a meditação dormindo.

Monge Genshô:
Chama-se kaitin. Consiste em deitar de lado, sobre o lado direito, na posição em que Buda morreu, ficar com os olhos semiabertos e fazer zazen até dormir. Você tenta ficar apenas ouvindo os sons, mantendo o corpo quieto. Assim você adormece praticando e isso vai acabar influenciando nos seus sonhos. Se vocês trabalharem bem as suas mentes, seus sonhos mudarão. Eu às vezes tenho sonhos tão bons que tenho pena de ter acordado. Como eu faço sesshin de 15 em 15 dias, falando sempre sobre o Dharma, minha cabeça fica tão cheia disso que eu deito e sonho com o Dharma, que estou fazendo palestras e ajudando pessoas. Você deve praticar sempre que puder. (continua)