sexta-feira, 27 de maio de 2016

O que o Dharma pode me dar?



O que o Dharma pode me dar? uma resposta famosa de um mestre que disse: “eu gostaria muito de lhe dar alguma coisa, mas só tenho uma bola de ferro incandescente para ser engolida”. Qual é a bola de ferro para ser engolida? Aquele que você pensa que é, não é. A bola é: “eu mesmo sou a ilusão de mim mesmo, eu mesmo sou uma criatura de sonhos, falando para criaturas de sonhos. Todos estamos sonhando isso aqui agora, só que é um sonho muito nítido”. Por isso Buda quer dizer despertar. Buda diz: acordem. Sentem de frente para a parede e percebam que estão ali para acordar, este é um método para acordar. Só isso, um treinamento.

O que nós estamos fazendo são exercícios, estamos tocando escalas de frente para a parede, mas a verdadeira música é outra. Só que quem não treina não pode tocar a música. Quem não fizer o treinamento não consegue escapar da ilusão e quem escapa da ilusão ouve a grande música, mas ela é impossível de ser tocada sem esforço. (continua)