sexta-feira, 12 de maio de 2017

Preceitos (parte 02)




Quando o aluno faz o rakusu, ele faz dezesseis preceitos. Quando o Monge entra no mosteiro, são 254 regras que foram sendo agregadas com o tempo. Algumas são até de provocar riso. Exemplo: quando atravessar uma aldeia não se pode ficar falando em voz alta. Pode-se falar com mulheres, mas sem mostrar os dentes, e assim por diante. Foram acontecendo problemas, e cada vez que acontecia um problema, criava-se uma nova regra.

Os preceitos existem para nos dizer que não basta meditação para ter uma vida moral. Agora, se você praticar a meditação suficientemente para ter lucidez e clareza, não se precisa mais de preceitos, pois você saberá como agir, e todos os preceitos estarão abrangidos.

Por que não se pode mostrar os dentes quando se conversa com uma mulher? Decerto alguma mulher reclamou que algum monge foi muito simpático com ela; ela se apaixonou por ele e criou-se um problema, de modo que um Mestre foi lá e criou essa regra. Estas regras podem ser alteradas segundo a necessidade - foi o que o próprio Buda recomendou.