segunda-feira, 15 de maio de 2017

Recomendações de um Fim de Zazen




Muito obrigado por comparecerem e sofrerem em Zazen. Aqueles que sofreram mais porque é a primeira vez e não sabem ainda como se sentar, não desistam por causa disso. Não desistam no primeiro obstáculo. Tentem mais firmemente. Aqui é um lugar para se aprender a se sentar. Essa não é a prática. Para se praticar mais firmemente, tem que se praticar fora daqui também: em casa, prestar atenção no que se está fazendo, lavando louça, mantendo sempre a mente do Zazen, quando faz cada coisa, quando se está vendo televisão, maratona de séries, verificar: “ah, isso o roteirista colocou aqui para fazer um gancho com o próximo capítulo, etc.” É tudo uma armação. Não é realidade. Você tem que acordar para o que é lúcido na vida e não ir atrás de qualquer conversa, nem do que aparece no facebook. Você deve manter lucidez.

Para terminar, há a história de um Mestre, e um aluno lhe perguntou: o senhor foi aluno do Grande Mestre Fulano de Tal? Ele disse: sim, fui. “E o senhor aceita tudo o que ele lhe ensinou?”.  Ele respondeu: “não. Eu aceito 50% e descarto 50%”. “Mas como o senhor rejeita 50% do que seu Mestre lhe ensinou?”. “Se eu aceitasse 100%, eu não seria digno do meu Mestre”. Boa noite.