segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Ensinar a Descobrir




Pergunta: Aquele som a que o senhor se referia no início, qual é o significado verdadeiro?





Monge Genshô: Você fica ouvindo e, quando você descobrir, me conta. Porque é um erro explicar tudo para o aluno. Quando o professor explica, ele tira do aluno a oportunidade de um insight. Se você der uma explicação, ele fica agarrado na explicação. O melhor jeito é a gente só dar pistas, não é explicar tudo detalhadamente. (sino toca) Qual é o significado de tocar o sino para fazermos tudo juntos? Tem significado, faz parte do treinamento. Essa é fácil, não é? Porque assim nós aprendemos a funcionar como um corpo e não nos distinguimos: "eu sou separado, eu faço as coisas diferentes de todo mundo, eu decido e eu faço." Não, nós fazemos tudo juntos. E não há uma pessoa que decide. Fazemos juntos sem pensar. Amanhã é outra pessoa que irá tocar e a gente aceita. Esta capacidade de aceitar significa abandonar a si mesmo e aceitar. 

[Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei]