sexta-feira, 6 de abril de 2018

A Fé, a Razão e o Despertar



Pergunta: Sensei, se em vez de insistirmos, ainda na terminologia da palavra vazio, ou vacuidade, que de fato para a mente ocidental soa niilista demais, nós víssemos por um outro prisma, de interser, de unidade, talvez essa outra abordagem soasse mais clara?



Monge Genshô: Nós normalmente dizemos que todas as coisas, todas as manifestações, são interdependentes e interconectadas, mas é uma qualidade delas. Então, todas as ondas estão interconectadas e são interdependentes. Uma coisa surge em dependência da outra. Nada surge sozinho, tudo surge em dependência de outras coisas. Isto é porque aquilo é. E, quando você termina, deu uma volta e está no começo de novo. Este é e foi o ensinamento budista. Na realidade ele é bem mais complicado de entender do que se você simplesmente colocar um deus criador e der soluções desse tipo. Só que essas soluções, se você começa a argumentar sobre elas, vê que não têm lógica e acaba apelando para o mistério ou qualquer coisa parecida para poder sustentar, ou dizendo que é a fé, etc. 
A proposta budista não depende de fé alguma. Inclusive, se você acredita ou não acredita que existe uma base sobre a qual tudo se manifesta, isso é irrelevante. Vá sentar-se em zazen e pronto, pois esse tipo de raciocínio não leva ninguém à iluminação. Mas se você quiser pensar a respeito é interessante. Porque quando você está, como eu estava hoje de manhã, junto a outros religiosos, eu vejo que cada um pensa uma coisa. Por exemplo: Um  mórmon veio à frente e disse assim: “eu quero dar o meu testemunho que Deus vive”. Esse Deus do qual ele está falando é um deus pessoal, que tem um plano e que é deus desta terra, e que existem deuses de outras terras. Então, é uma outra cosmogonia, toda diferente, mas baseada nesse tipo de proposta que implica que você tenha que dar testemunhos e ter fé para convencer os outros. Eu não dou para vocês o meu testemunho que o inominado, o inconcebível, etc. e tal existe. Se você quiser pensar que não existe, está tudo bem, vocês também não existem. Porque todos somos manifestações de algo. Se você quiser negar o algo, então negamos a nossa existência. Se negamos a nossa existência completamente, então não existimos, tudo bem, mas para continuarmos operando e conversando aqui, vamos fingir que existimos, está bom? E continuamos a conversa. Mas vejam que a proposta do “não existe” chega num beco sem saída lógica.